História

 

Comunidade fundada na década de 60 e localizada na região central de Divinópolis

SÃO GERALDO

No terreno onde hoje é a Igreja, antes existia uma casa pertencente a Ernesto dos Santos e nesta casa eram celebradas as missas. Na época, o pároco era Frei Mariano, que, juntamente, com Frei Heleno e, inicialmente, como grupo de Noé Soares (os que determinaram o santo padroeiro), compraram o lote, demoliram a casa e começaram a construir a igreja na década de 60. Posteriormente, o grupo de Noé Soara deixou o cargo e uma comissão assumiu o lugar, contendo, aproximadamente 14 membros.
O dinheiro para a contribuição era arrecadado por meio de coletas nas residências nos arredores da comunidade; as barraquinhas desenvolvidas pela comissão, onde todos ajudavam, contando até com pessoas de outra religião e, também, de almoços beneficentes como forma de arrecadação.
Naquela época, onde hoje funciona a catequese, funcionava a Escola Municipal São Geraldo; e onde hoje é o salão comunitário, funcionava a catequese e um restaurante que, na época de construção da igreja, era o espaço das celebrações.
A comissão continuou trabalhando até que a igreja ficasse pronta, o que não demorou muito a acontecer, pois se podia contar com toda a comunidade, inclusive muitos jovens.
Desde sua fundação, até os tempo atuais, nada foi mudado no aspecto físico da igreja, sem contar com a pintura e com a recente criação de mais uma sala de catequese.